10 Dicas para multiplicar as suas vendas utilizando o WhatsApp

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O WhatsApp é um aplicativos mais populares do mundo e no Brasil ele está presente em 99% dos celulares.

A proposta inicial dessa ferramenta era ser um aplicativo que facilitaria a  comunicação entre pessoas, mas com o tempo, se tornou um poderoso canal de comunicação entre empresas e seus clientes.

Além do alcance, outra vantagem do WhatsApp é o índice de engajamento da ferramenta, que chega a 80%.

Isso quer dizer que você tem 80% de chance da pessoa ler a mensagem que você enviou, ouvir um áudio, assistir um vídeo, e principalmente te responder.

O melhor disso tudo: é de graça!

Motivos não faltam para você utilizar a ferramenta para vender e criar um relacionamento com seus clientes.

Nesse artigo, trago 10 dicas para te ajudar a multiplicar as suas vendas utilizando o WhatsApp.

Ao final terão mais algumas dicas práticas que vão tornar o seu WhatsApp uma máquina de vendas.

 

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Como começar…

Para aproveitar ao máximo a ferramenta é muito importante que você de um tom de profissionalismo, deve ficar claro na cabeça do cliente que esse WhatsApp é um canal de comunicação exclusivo do seu negócio.

Por isso, ao invés de usar o seu próprio chip para realizar as suas vendas e divulgar a sua marca, adquira outro número para servir exclusivamente a esse propósito.

Não, você não terá que ter outro aparelho, basta você baixar o WhatsApp Business e configurá-lo com esse novo número.

Dessa forma, você poderá rodar os dois Aplicativos – o seu WhatsApp pessoal e o do seu negócio – no mesmo telefone, a diferença é que o seu número pessoal estará no WhatsApp normal e o número destinado à sua empresa no WhatsApp Business.

Tente não misturar os seus contatos pessoais com os contatos de clientes.

O ideal é você salvar o número dos clientes de forma padrão, assim ficará mais fácil tanto para você se organizar, como para formar listas de transmissão. Falaremos mais sobre isso no decorrer do artigo.

Pode ser algo assim: [Cliente][Produto Tal] – Nome do Cliente

Outra dica de ouro é: NÃO SEJA CHATO!

Não é porque você tem o contato do cliente que você vai bombardear o WhatsApp dele com ofertas.

Essa abordagem além de não gerar vendas, pode levar ao bloqueio do seu número.

Isso porque se o WhatsApp entender que você está fazendo Spam, ou seja, enviando conteúdo sem a permissão ou sem o desejo por parte da pessoa que está recebendo, seu número será bloqueado para a utilização na plataforma.

 

Agora que alinhamos os pontos iniciais, vamos às dicas:

 

Dica 1 – Utilize listas de transmissão

Lembra que falei sobre a importância de organizar os seus contatos e que isso lhe ajudaria a criar as listas de transmissão?

Essa funcionalidade permite que você adicione até 250 contatos em uma lista, como se fosse uma espécie de grupo.

Ao enviar uma mensagem, todos na lista recebem em simultâneo.

A lista de transmissão permitirá que você economize muito tempo no envio de mensagens.

Mas para a lista de transmissão funcionar, você deve garantir que todos  salvaram o seu contato na agenda deles.

Do contrário, não receberão suas mensagens ou pior, o WhatsApp novamente pode entender como Spam e banirá o seu número.

Uma maneira de sugerir que o seu cliente salve o seu número, é pedir para ele te adicionar para receber as novidades, descontos e para falar diretamente com você sobre o produto ou para tirar alguma dúvida.

 

Dica 2 – Mantenha o catálogo atualizado

Outra funcionalidade do WhatsApp Business é a possibilidade de criar catálogos com seus produtos ou serviços como uma espécie de vitrine virtual.

Aqui a dica é não economizar nos detalhes na hora de escrever a descrição do produto.

Não se esqueça de colocar o link da página de compra (se houver).

Observe se o preço divulgado no seu catálogo está atualizado, assim como nas lojas físicas, o que vale é o preço anunciado.

 

Dica 3 – Envie mensagens que as pessoas queiram ler

De nada adianta você criar uma lista de transmissão e incluir nela clientes em diferentes fases de compra.

O mínimo de segmentação que você deve fazer é separar pessoas que já compraram de você das pessoas que se interessaram, mas ainda não efetuaram a compra.

Se você quiser ser realmente profissional e assertivo nas suas mensagens, além da segmentação por compradores e não compradores, busque segmentar pelo interesse.

Dessa forma você consegue enviar mensagens de promoções de um produto para quem está realmente interessado nele.

 

Dica 4 – Não seja um vendedor Casa Bahia

Ficar o tempo todo disparando mensagens de venda para seus contatos, definitivamente não é uma boa ideia.

Isso cansará as pessoas e provavelmente algumas irão te bloquear.

Alterne ofertas com mensagens de conteúdo.

Você pode compartilhar curiosidades sobre o seu nicho, tirar dúvidas que geralmente aparecem sobre o produto, mostrar quais os benefícios o seu produto pode gerar na vida da pessoa, produzir  conteúdos educativos sobre os produtos que você vende e etc.

Enfim, não foque apenas em vendas, pense em como pode gerar valor para vida do seu cliente.

 

Dica 5 – Crie um grupo VIP

Fazer os clientes se sentirem em uma comunidade, é uma das estratégias mais fortes de marketing e ajuda aumentar as vendas.

Criar um grupo com clientes mais fiéis além de aumentar as chances das pessoas comprarem de você, gera também engajamento com a marca.

Nesse grupo você pode oferecer promoções exclusivas, criar sorteios e dar informações úteis sobre o seu negócio.

 

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Dica 6 – Utilize diversos tipos de mídia

Enquanto nas campanhas de e-mail você fica engessado apenas podendo enviar mensagens escritas, uma grande vantagem do WhatsApp são os diversos tipos de mídia que podem ser enviados.

Aproveite essa possibilidade e encontre o que funciona melhor com o seu público.

Mas não se esqueça do profissionalismo, por isso jamais abra mão da qualidade.

A qualidade da mídia que você está enviando será um fator determinante para a pessoa dar atenção ou não a sua oferta.

Quando falo qualidade, não é apenas qualidade visual!

Textos com erros gramaticais, vídeos com ruídos ou problemas no áudio podem comprometer muito a credibilidade do seu negócio.

Dica 7 – Utilize provas sociais

Todo mundo quer ter certeza que está comprando um produto que realmente funciona e que seja de qualidade.

Busque maneiras de provar que o produto é realmente bom, prove que as pessoas têm resultado com o seu produto.

Peça para clientes mais íntimos gravarem vídeos ou mandarem mensagens com depoimentos sobre como o seu produto os ajudou.

Isso ajuda a não ser um vendedor chato que fica apenas empurrando o produto e permite que o cliente decida por conta própria.

 

Dica 8 – Tenha um cronograma de mensagens

Após segmentar os seus clientes, chegou a hora de você direcionar as mensagens sem esquecer de nenhum.

Como você já sabe, devemos separar os clientes pela etapa de compra.

Você pode (e deve), criar um cronograma e estabelecer em qual dia da semana você irá se comunicar com cada grupo.

Isso ajuda você a se organizar e se relacionar com todos os clientes e potenciais clientes.

 

Dica 9 – Utilize o status

Não da para falar de vendas pelo WhatsApp sem falar no status.

Você pode utilizar essa funcionalidade para uma comunicação mais abrangente.

Promoções relâmpago, informações de destaque, imagens de bastidores, prints de provas sociais, podem ser uma boa estratégia.

 

Dica 10 – Utilize áudio, mas com moderação

As mensagens no formato de áudio podem gerar mais aproximação com o seu cliente ou afastá-lo

Isso dependerá de como você usa esse recurso.

Procure ser o mais breve e objetivo possível, mas também simpático e receptivo.

Lembre que nem mesmo nossos parentes e amigos gostam de mensagens de áudio com mais de um minuto.

 

Bônus – Dicas Práticas

Como prometi, seguem algumas dicas práticas e essenciais para o sucesso da estratégia de vendas pelo WhatsApp:

  • Tenha um nome profissional, foto profissional, descrição profissional;
  • Adicione sempre um benefício na descrição do seu produto;
  • Não automatize mensagens, seja pessoal, ninguém gosta de falar com robôs;
  • Procure entender o que cada cliente deseja conquistar com o seu produto;
  • Mostre garantias;
  • Ofereça ajuda mesmo após a compra;
  • Se a venda der problema troque;
  • WhatsApp Web te ajuda a ser mais produtivo

 

Agora você está pronto para transformar o seu WhatsApp em uma máquina de vendas.

Basta colocar todas em prática e colher os frutos.

Se você deseja alcançar mais pessoas, engajar com o seu público e aumentar as suas vendas sem aumentar seu custo, com certeza o WhatsApp é uma excelente ferramenta.

Me conta nos comentários o que achou das dicas, ok?

Muito obrigado por me acompanhar até aqui, espero que esse artigo possa te ajudar a multiplicar as suas vendas.

 

 

 

 

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