Entenda de uma vez por todas como receber a restituição via PIX

Tutorial De Como Receber A Restituicao Via Pix Blog - Conexão Contábil

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Como receber a restituição via PIX? Descubra agora!

Conheça as regras para receber a restituição do IR via PIX

Você sabia que, agora, pode receber a restituição do Imposto de Renda através do PIX? Trata-se de uma das novidades apresentadas pela Receita Federal em comemoração aos 100 anos do Imposto de Renda.

O objetivo das mudanças apresentadas para a declaração do IR 2022 é trazer maior facilidade e praticidade aos contribuintes na hora do envio da declaração.

Mas você sabe como receber a restituição do IR via PIX? Caso a resposta seja negativa, não se preocupe, pois, no artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber para aproveitar esse benefício.

Acompanhe!

O que é a restituição via PIX?

A restituição do Imposto de Renda pode ser entendida como a devolução dos valores pagos a maior desse tributo retido na fonte durante o ano-calendário.

Sendo assim, na hora da declaração, o próprio sistema realizará os cálculos devidos, com base nas informações do imposto retido na fonte e com os dados fornecidos por você referente às despesas dedutíveis.

Dessa forma, caso você tenha pagado mais impostos do que o devido, terá direito à restituição; caso você tenha pagado menos impostos do que deveria, terá que efetuar o pagamento, via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), desse valor.

Assim, a restituição via PIX consiste no recebimento desses valores pagos a maior através desse modelo de transferência.

Veja também:

Quando receber a restituição via PIX?

É importante ressaltar que, mesmo recebendo a restituição do Imposto de Renda via PIX, as regras para data e para ordem de crédito seguirão as priorizações instituídas em lei. Dessa maneira, a restituição será efetuada em 5 lotes, seguindo o cronograma abaixo:

  • 1º lote – 31 de maio de 2022;
  • 2º lote – 30 de junho de 2022;
  • 3º lote –  29 de julho de 2022;
  • 4º lote –  31 de agosto de 2022;
  • 5º lote – 30 de setembro de 2022.

Como receber restituição do Imposto de Renda pelo PIX?

Em primeiro lugar, é importante entender quem pode receber a restituição, não é mesmo? Podem receber a restituição os trabalhadores em regime CLT que recebam salários a partir de R$1.903,99 por mês e que, portanto, possuem valores retidos na fonte. Além desses, também têm direito a receber a restituição os profissionais liberais e autônomos obrigados a pagar o IR.

A fim de receber a restituição via PIX, a chave PIX informada precisa ser o CPF do titular da declaração. Lembre-se: não serão aceitas outras chaves, como e-mails, telefones ou chaves aleatórias, apenas o CPF.

Além de receber a restituição, você também poderá realizar o pagamento do DARF via PIX. Esse documento passará a ser emitido também com o QR Code para facilitar o pagamento.

Vale ressaltar que, para receber esses valores, é necessário declarar o Imposto de Renda corretamente, informando todos os rendimentos, bem como as despesas dedutíveis, para que você não tenha problemas com a malha fina e, caso tenha direito, para que possa receber a restituição sem problemas.

Por isso, é fundamental que você conte com os serviços de profissionais contábeis especializados em Imposto de Renda.

Saiba mais, acessando o link abaixo:

Conte com a Conexão Contábil!

Nós, da Conexão Contábil, estamos há 14 anos no mercado auxiliando pessoas físicas e pessoas jurídicas a se manterem em conformidade legal.

Temos expertise na declaração de Imposto de Renda; podemos cuidar de todo o processo de declaração do IR para você.

Conosco, todos os rendimentos serão informados corretamente, evitando divergências na declaração que poderiam levar você à malha fina. Ademais, todas as despesas dedutíveis serão declaradas para que você possa receber os maiores valores possíveis na restituição.

Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo, pois o prazo para declarar o IR terá fim no dia 29 de abril de 2022.

CLIQUE AQUI PARA DECLARAR SEU IR 2022 AGORA MESMO!

5/5 - (1 vote)
Summary
Entenda de uma vez por todas como receber a restituição via PIX
Article Name
Entenda de uma vez por todas como receber a restituição via PIX
Description
Como receber a restituição via PIX? Leia o nosso artigo e descubra agora todas as regras para receber a restituição via PIX.
Author
Publisher Name
Conexão Contábil
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Descubra Se Voce Preicsa Contratar Um Contador Para Declarar Irpf Blog - Conexão Contábil

Preciso contratar um contador para declarar IRPF?

Entenda se é necessário contratar um contador para declarar o seu IRPF Precisa declarar IRPF? Entenda se é necessário contratar um contador para ajudar você nessa tarefa! Estamos em mais um período de entrega da declaração de IRPF; sendo assim,

Cpf Bloqueado Por Nao Declarar Ir Veja O Que Fazer Blog - Conexão Contábil

CPF bloqueado: saiba como resolver esse problema!

Descubra como resolver o problema do CPF bloqueado por não declarar IR Aprenda a resolver o problema do CPF bloqueado por não declarar IR A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação fiscal que deve ser entregue todos os

Recomendado só para você
Entenda como funciona a fiscalização tributária em suas vendas on-line…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Não vá embora ainda…

Deixe a burocracia com a gente para ter mais tempo para o seu negócio.

Solicite uma proposta e tenha todo suporte de um time especializado ao seu lado.

1.jpg - Conexão Contábil