Ícone do site Conexão Contábil

Saiba o que é a bitributação e como ela pode destruir o lucro do seu e-commerce!

Saiba O Que E A Bitributacao E Como Ela Pode Destruir O Lucro Do Seu Ecommerce Blog - Conexão Contábil

Bitributação no e-commerce, cuidado para não perder dinheiro na sua empresa.

Muitas empresas que atuam no segmento de e-commerce comercializam produtos que já foram tributados antes, seja na fabricação ou mesmo na importação. Isso é chamado de bitributação. Leia o artigo que preparamos para você sobre esse assunto. 

A bitributação no e-commerce é quando um comerciante é tributado duas vezes pelo mesmo produto. 

Ela é muito comum no e-commerce e pode seriamente intervir na lucratividade do negócio. 

Sendo assim, é importante que os empreendedores digitais fiquem atentos para que dois poderes não cobrem o mesmo imposto. 

A carga tributária no país é naturalmente pesada e, quando cobrada duplamente, pode causar forte impacto nas finanças do e-commerce. 

Ficou interessado e quer saber mais? Continue por aqui e aproveite este conteúdo incrível.

Bitributação no e-commerce: saiba como ela acontece e como evitá-la 

O pagamento de impostos é algo obrigatório para todos os empreendedores – e não seria diferente para quem opta em trabalhar com negócios digitais. 

No entanto, é importante ficar atento para que não ocorra a bitributação no e-commerce, ou seja, o pagamento duplicado do mesmo tributo. 

Embora o pagamento de tributos seja uma obrigatoriedade, a bitributação tem como característica ser cobrada por dois poderes públicos. 

Por exemplo,  mesmo que o contribuinte esteja em dia com a tributação federal, o governo estadual cobra novamente o mesmo imposto. 

Embora aconteça de forma costumaz, é importante que os empreendedores saibam que estamos falando de uma prática ilegal. 

A Constituição Federal apenas permite que aconteça em situações extremas de dificuldade no país. Veja quais são elas: 

Diante disso, de forma técnica, podemos dizer que, na bitributação no e-commerce, existe um conflito de competências.

Portanto, para evitar pagamentos duplicados, especialmente para quem trabalha com e-commerce de vendas de produtos importados, é fundamental conhecer a legislação internacional do país onde os produtos são comprados para evitar a bitributação no e-commerce

Dessa forma, o ideal seria você ser assessorado por um profissional de contabilidade a fim de esclarecer todos esses detalhes sobre a bitributação no seu e-commerce.

Claro que, se você estiver bem assessorado na área contábil, sua empresa não precisará pagar impostos duas vezes, diminuindo, assim, os gastos dentro do seu orçamento.

Além disso, esses assuntos mais complexos e difíceis de entender podem ser deixados para  uma equipe de contabilidade resolver para você.

Nesse viés, você terá mais tempo para cuidar do seu negócio sem se preocupar com a bitributação no e-commerce.

Bitributação no e-commerce: faça um análise

Veja alguns cuidados para evitar pagar o imposto duas vezes – ou seja, a bitributação.

Em primeiro lugar, é preciso ter uma assessoria contábil para acompanhar os processos tributários do seu e-commerce, clique aqui e tenha detalhes sobre como ela pode ajudar o desenvolvimento do seu negócio.

Em segundo lugar, é importante ter um sistema atualizado de funcionamento para que todas as falhas sejam detectadas logo quando acontecem, evitando, assim, os prejuízos. 

Investir na contratação de profissionais capacitados é outra forma de gerir seu negócio com muito mais competência e com eficiência. 

Além disso, você terá muito mais tempo para resolver questões inerentes à gestão e ao marketing do seu negócio. 

Conexão: trabalhamos para levar soluções que representem economia para o seu negócio

Hoje, neste post, falamos sobre a bitributação no e-commerce, aprendemos a importância de conhecer sempre um pouco mais sobre os nossos negócios e sobre os impostos devidos mesmo para quem possui um negócio digital. 

Também vimos que a bitributação é um conflito entre competências, o que pode ser evitado.

Se você ainda não tem uma loja de e-commerce, mas pretende começar, o primeiro passo é pedir ajuda de um profissional da área de contabilidade. 

Ele ajudará a registrar o seu negócio da forma adequada e vai oferecer a você informações atualizadas e corretas em relação à tributação, garantindo, desse modo, maior economia para o caixa da sua empresa. 

Sabia que nós, da Conexão, podemos ajudar você quando o assunto for impostos? Clique aqui e entenda mais sobre como nossos serviços darão o apoio necessário para que você esteja sempre em dia com o fisco!

Falar com um contador para receber informações atualizadas e corretas em relação à tributação!

Classifique nosso post
Sair da versão mobile