Simples Nacional: Como usar a folha de pagamento para reduzir os custos da empresa

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Administrar a folha de pagamento nĂŁo Ă© uma tarefa siMPles — muito menos se o objetivo for reduzir os custos para a eMPresa com salĂĄrios e encargos trabalhistas, proporcionando uma situação financeira mais tranquila.

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Administrar a folha de pagamento nĂŁo Ă© uma tarefa siMPles — muito menos se o objetivo for reduzir os custos para a eMPresa com salĂĄrios e encargos trabalhistas, proporcionando uma situação financeira mais tranquila.

No entanto, o indicado é que a FOLHA DE PAGAMENTO não exceda o limite de 30% a 40% do orçamento da organização, mesmo dentro do regime tributårio do SiMPles Nacional. Isso porque, até essa porcentagem, a eMPresa consegue trabalhar dentro de uma margem saudåvel.

Contudo, como utilizar a FOLHA DE PAGAMENTO dentro do SiMPles para economizar? Isso Ă© o que vocĂȘ aprenderĂĄ neste post. AcoMPanhe!

Como diferenciar os anexos para prestadores de serviços

Além da divisão por segmento o SiMPles Nacional diferencia os anexos de tributação para prestadores de serviços de acordo com a atividade exercida, são os Anexos III, IV e V. Iremos conhecer cada um deles começando pela diferença entre o III e V:

Anexo III x Anexo V

Nesses dois anexos estão contidas a grande maioria das atividades de serviços, no Anexo III são alocados os serviços que podemos chamar de mecanizados que é o oposto do Anexo V.

Para diferenciar um do outro podemos utilizar os fatores, técnico, científico e intelectual toda vez que um serviço necessitar de um desses termos para serem executados, essa atividade estarå alocada no Anexo V do SiMPles Nacional, caso contrårio podemos usar o Anexo III, respeitando as regras vigentes na legislação. As alíquotas iniciais de tributação são de 6% para o Anexo III e 15,5% para o V.

Anexo IV

Neste Anexo estĂŁo alocados serviços especĂ­ficos que tĂȘm por caracterĂ­sticas o fornecimento de mĂŁo de obra para sua execução, sĂŁo eles construção de imĂłveis, obras de engenharia em geral, projetos e serviços de paisagismo, decoração de interiores, serviço de vigilĂąncia, liMPeza e conservação, estĂŁo incluĂ­dos neste anexo tambĂ©m os serviços advocatĂ­cios.

O diferencial deste Anexo é que a CPP (Contribuição Previdenciåria Patronal) é recolhida a parte, o que não o torna tão vantajoso apesar de alíquotas iniciais menores.

Entenda como é a FOLHA DE PAGAMENTO para eMPresas do SiMPles Nacional coMParada ao lucro presumido

No SiMPles Nacional a eMPresa estĂĄ dispensada a diversos encargos sociais, como Sistema S, INSS Patronal e Seguro Acidente de Trabalho, veja o quadro coMParativo para entender melhor:

Veja que os encargos sociais no SiMPles Nacional representam quase 28% a menos em coMParação Ă s eMPresas de lucro presumido. Os demais custos trabalhistas como fĂ©rias, 13Âș e benefĂ­cios indiretos sĂŁo os mesmos para ambas.

Utilizando o “fator r” para reduzir o custo tributário

Um dos benefĂ­cios para diminuição da carga tributĂĄria nas atividades enquadradas no Anexo V Ă© a incidĂȘncia da FOLHA DE PAGAMENTO sobre o seu faturamento, o chamado “fato r”. No SiMPles Nacional toda vez que sua FOLHA DE PAGAMENTO acumulada corresponder ao seu faturamento acumulado em 28% ou mais, e a eMPresa esteja no Anexo V, ela poderĂĄ utilizar as alĂ­quotas do Anexo III para apuração do seu tributo daquele mĂȘs, o que representa uma boa redução no tributo a pagar.

Trazendo para prática e facilitando o entendimento vejamos um exeMPlo de cálculo do “fato r”:

Receita acumulada: R$ 10.000,00

Folha acumulada: R$ 3.000,00

3.000.00/10.000,00 = 0,3 x 100 = 30%

Neste exeMPlo vimos que a FOLHA DE PAGAMENTO corresponde a 30% do faturamento, com isso poderá ser utilizado o “fator r” como benefício e sair de uma alíquota inicial de 15,5% do Anexo V para 6% do Anexo III.

Veja como utilizar a FOLHA DE PAGAMENTO de forma otimizada para redução de custos

Muitas organizaçÔes recorrem a emprĂ©stimos para conseguirem pagar os custos previsĂ­veis, como fĂ©rias e 13Âș salĂĄrio. PorĂ©m, hĂĄ estratĂ©gias que ajudam a aumentar a lucratividade e a quitar as despesas com os funcionĂĄrios. AcoMPanhe o texto para descobrir quais sĂŁo.

Proponha a criação de banco de horas

As horas extras seMPre foram um problema no custo da FOLHA DE PAGAMENTO. Por isso, mantenha uma produção organizada e dentro dos horĂĄrios para que essas despesas sejam reduzidas. Assim, elas vĂŁo ocorrer quando houver mesmo uma urgĂȘncia.

Uma dica Ă© criar o banco de horas trabalhadas, para que os colaboradores possam descontar os minutos a mais em folgas — preferencialmente, em um perĂ­odo propĂ­cio, como um feriado que possa ser emendado. Com isso, Ă© possĂ­vel diminuir os custos e alegrar os funcionĂĄrios com mais dias de descanso.

Otimize a jornada e o trabalho

O mau aproveitamento da jornada de trabalho eleva os salĂĄrios dos funcionĂĄrios, que precisam de mais horas para produzir os pedidos dos clientes. Por exeMPlo, uma organização que tem 20 colaboradores e fabrica 300 tortas por mĂȘs, terĂĄ uma mĂ©dia de 30 tortas por funcionĂĄrio — ou seja, por dia, cada um faz meia sobremesa.

Diante desses dados, é possível perceber que não hå boa utilização dos recursos, dos maquinårios e do teMPo. Nessa situação, hå duas soluçÔes: otimizar a jornada de trabalho, por meio de um método organizacional para desenvolvimento da produtividade, e investir em equipamentos que produzam maiores quantidades.

Dependendo da metodologia usada na montagem das tortas, Ă© possĂ­vel coMPrar fornos novos para reduzir o nĂșmero de funcionĂĄrios e aumentar o volume da produção.

Use a tecnologia

É iMPrescindĂ­vel ter um sistema de gestĂŁo eMPresarial automatizado para fazer a FOLHA DE PAGAMENTO e os seus encargos, controlar a jornada de trabalho e emitir o holerite para os trabalhadores, mesmo que os pagamentos sejam realizados por depĂłsito bancĂĄrio. No entanto, mantenha o arquivo fĂ­sico e assinado por eles para evitar açÔes judiciais e servir de coMProvantes para a fiscalização.

Faça o provisionamento do décimo-terceiro

Como vocĂȘ sabe que todo ano deverĂĄ pagar o 13Âș salĂĄrio e as fĂ©rias, Ă© possĂ­vel prever essas despesas e se planejar para efetuĂĄ-las. EntĂŁo, comece a poupar uma porcentagem ao longo do ano, conforme a orientação acima de custos, para nĂŁo ter de recorrer a eMPrĂ©stimos bancĂĄrios.

Invista na terceirização

Uma forma de economizar na folha Ă© terceirizar parte dos serviços de sua eMPresa, como os setores de produção, liMPeza e marketing, dentre outros — desde que nĂŁo seja a ĂĄrea tĂ©cnica. Geralmente, os serviços terceirizados sĂŁo mais baratos, visto que vocĂȘ nĂŁo terĂĄ obrigaçÔes trabalhistas e, ainda, poderĂĄ ficar mais focado nas questĂ”es estratĂ©gicas do seu negĂłcio.

Mantenha uma reserva de contingĂȘncia

Criar uma reserva de contingĂȘncia Ă© essencial para cobrir iMPrevistos. Dessa forma, nĂŁo precisarĂĄ mexer no capital dos sĂłcios ou de giro, no patrimĂŽnio da eMPresa e nem pedir eMPrĂ©stimos para saldar problemas como açÔes trabalhistas, desastres naturais etc.

Contudo, para reduzir os iMPostos de forma legalizada, é necessårio estar dentro do regime tributårio adequado, bem como ter um planejamento tributårio para obter as oportunidades do Governo Federal, Estadual e Municipal com os créditos e incentivos fiscais, além de demais açÔes que diminuam a carga tributåria.

Como vimos, administrar a FOLHA DE PAGAMENTO não é uma tarefa siMPles, porém é necessåria para garantir uma situação financeira mais tranquila para a eMPresa. Por isso, coloque as nossas dicas em pråtica e faça com que o seu orçamento seja bem utilizado!

Fonte: Jornal ContĂĄbil

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