Controle de custos: como fazer em sua empresa?

Compartilhe nas redes!

5 dicas práticas sobre controle de custos

Descubra como fazer e manter o controle de custos em sua empresa da forma correta

O controle de custos é uma ferramenta indispensável para todas as empresas, sejam elas grandes ou pequenas. É através dele que a organização consegue ter um panorama geral dos seus gastos, bem como identificar onde estão os principais problemas e oportunidades de economia.

Além disso, o controle de custos também é fundamental para que o negócio consiga manter preços competitivos e atrativos sem prejudicar sua margem de lucro, o que pode atrair novos clientes e aumentar seu faturamento.

No entanto, muitas vezes o controle de custos acaba sendo visto como algo complexo e difícil de ser implementado. Mas isso não precisa ser verdade! Com algumas dicas práticas, é possível ter um controle eficiente dos custos da sua empresa sem muita dor de cabeça.

Veja nesse artigo 5 dicas simples e efetivas de como realizar e manter o controle de custos em sua empresa.

Confira!

1. Identifique e organize seus custos

O primeiro passo para manter o controle de custos é saber quais são esses custos. 

Portanto, é fundamental que você identifique todos eles, tanto os fixos quanto os variáveis, sejam eles diretos ou indiretos, além de separá-los por categorias.

Conhecendo os seus custos, será possível aplicar estratégias para reduzi-los sem comprometer o bom funcionamento da empresa.

2. Monitore o fluxo de caixa diariamente

O fluxo de caixa permite o controle de todas as entradas e de todas as saídas de recursos financeiros da empresa. 

Logo, ao monitorá-lo diariamente, você será capaz de evitar problemas como não ter capital suficiente para pagar seus funcionários e fornecedores. 

Isto também lhe permitirá preparar-se para quaisquer custos inesperados que possam surgir, o que pode ser caro para seu negócio. 

Portanto, o monitoramento do fluxo de caixa pode ajudá-lo a controlar seus custos e a lidar com problemas que possam ser causados pelo excesso de custos.

3. Mantenha o controle do seu estoque

O estoque é um dos principais elementos que devem ser monitorados ao realizar uma efetiva gestão de custos. Afinal, ele costuma comprometer boa parte dos recursos de uma empresa.

Portanto, é fundamental realizar o controle do seu estoque, a fim de evitar desperdícios, garantir a compra dos produtos que realmente precisam ser comprados etc.

4. Negocie com os seus fornecedores

Outro ponto importante, mas que acaba passando despercebido pelos empresários, é a negociação com os seus fornecedores.

Isto lhe permitirá adquirir mercadorias e insumos com melhores condições de preço, prazos e pagamento.

Diante disso, negocie com os seus fornecedores atuais e pesquise por novos a fim de conseguir um melhor custo-benefício.

5. Conte com o suporte especializado da Conexão Contábil

Você também pode — e deve — contar com o apoio de uma empresa especializada em contabilidade

Afinal, os especialistas contábeis podem ajudar você a garantir que seus custos não excedam o fluxo de caixa de sua empresa, com o controle do seu estoque, gestão do fluxo de caixa, precificação correta dos seus produtos ou serviços, elaboração de um planejamento financeiro bem-sucedido, entre outros.

Nesse sentido, saiba que nós, da Conexão Contábil, somos a opção ideal para o controle financeiro de sua empresa.

Portanto, entre em contato conosco!

CLIQUE AQUI PARA TER O CONTROLE FINANCEIRO DE SUA EMPRESA!

Classifique nosso post
Summary
Article Name
Controle de custos: como fazer em sua empresa?
Description
5 dicas práticas sobre controle de custos. Descubra como fazer e manter o controle de custos em sua empresa da forma correta.
Author
Publisher Name
Conexão
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

O Que é DEFIS de Uma Empresa? Entenda Tudo Sobre Essa Declaração

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais, mais conhecida como DEFIS, é uma obrigação fundamental para as empresas optantes pelo Simples Nacional. Enviada anualmente à Receita Federal, a DEFIS serve para prestar contas sobre os dados econômicos e financeiros da

Saiba Como Reativar um CNPJ e Evite Complicações Fiscais

O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é o registro oficial que permite às empresas atuarem legalmente no Brasil. Mas e quando o CNPJ fica inativo ou inapto? Essa situação, que pode parecer um detalhe burocrático, gera uma série de

Recomendado só para você
Tudo de que precisa para fazer uma gestão de custos…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top