Índice
5 dicas práticas sobre controle de custos
Descubra como fazer e manter o controle de custos em sua empresa da forma correta
O controle de custos é uma ferramenta indispensável para todas as empresas, sejam elas grandes ou pequenas. É através dele que a organização consegue ter um panorama geral dos seus gastos, bem como identificar onde estão os principais problemas e oportunidades de economia.
Além disso, o controle de custos também é fundamental para que o negócio consiga manter preços competitivos e atrativos sem prejudicar sua margem de lucro, o que pode atrair novos clientes e aumentar seu faturamento.
No entanto, muitas vezes o controle de custos acaba sendo visto como algo complexo e difícil de ser implementado. Mas isso não precisa ser verdade! Com algumas dicas práticas, é possível ter um controle eficiente dos custos da sua empresa sem muita dor de cabeça.
Veja nesse artigo 5 dicas simples e efetivas de como realizar e manter o controle de custos em sua empresa.
Confira!
1. Identifique e organize seus custos
O primeiro passo para manter o controle de custos é saber quais são esses custos.
Portanto, é fundamental que você identifique todos eles, tanto os fixos quanto os variáveis, sejam eles diretos ou indiretos, além de separá-los por categorias.
Conhecendo os seus custos, será possível aplicar estratégias para reduzi-los sem comprometer o bom funcionamento da empresa.
2. Monitore o fluxo de caixa diariamente
O fluxo de caixa permite o controle de todas as entradas e de todas as saídas de recursos financeiros da empresa.
Logo, ao monitorá-lo diariamente, você será capaz de evitar problemas como não ter capital suficiente para pagar seus funcionários e fornecedores.
Isto também lhe permitirá preparar-se para quaisquer custos inesperados que possam surgir, o que pode ser caro para seu negócio.
Portanto, o monitoramento do fluxo de caixa pode ajudá-lo a controlar seus custos e a lidar com problemas que possam ser causados pelo excesso de custos.
3. Mantenha o controle do seu estoque
O estoque é um dos principais elementos que devem ser monitorados ao realizar uma efetiva gestão de custos. Afinal, ele costuma comprometer boa parte dos recursos de uma empresa.
Portanto, é fundamental realizar o controle do seu estoque, a fim de evitar desperdícios, garantir a compra dos produtos que realmente precisam ser comprados etc.
4. Negocie com os seus fornecedores
Outro ponto importante, mas que acaba passando despercebido pelos empresários, é a negociação com os seus fornecedores.
Isto lhe permitirá adquirir mercadorias e insumos com melhores condições de preço, prazos e pagamento.
Diante disso, negocie com os seus fornecedores atuais e pesquise por novos a fim de conseguir um melhor custo-benefício.
5. Conte com o suporte especializado da Conexão Contábil
Você também pode — e deve — contar com o apoio de uma empresa especializada em contabilidade.
Afinal, os especialistas contábeis podem ajudar você a garantir que seus custos não excedam o fluxo de caixa de sua empresa, com o controle do seu estoque, gestão do fluxo de caixa, precificação correta dos seus produtos ou serviços, elaboração de um planejamento financeiro bem-sucedido, entre outros.
Nesse sentido, saiba que nós, da Conexão Contábil, somos a opção ideal para o controle financeiro de sua empresa.
Portanto, entre em contato conosco!
CLIQUE AQUI PARA TER O CONTROLE FINANCEIRO DE SUA EMPRESA!