Tire agora 5 Duvidas sobre o Imposto de Renda 2020!

Tire Agora 5 Duvidas Sobre O Imposto De Renda 2020 NotĂ­cias E Artigos ContĂĄbeis NotĂ­cias E Artigos ContĂĄbeis - ConexĂŁo ContĂĄbil
Em se tratando de rendimentos relativos a anos anteriores, informe os rendimentos recebidos na ficha “Rendimentos TributĂĄveis de Pessoa JurĂ­dica Recebidos Acumuladamente” o valor da ação, incluĂ­dos os juros e diminuĂ­do dos honorĂĄrios pagos ao advogado. Informe tambĂ©m a contribuição previdenciĂĄria descontada e o IMPOSTO DE RENDA Retido na Fonte.

Compartilhe nas redes!

1. Ganhei uma ação na Justiça de uma empresa na qual trabalhei. Como fazer a declaração nesse caso?

Em se tratando de rendimentos relativos a anos anteriores, informe os rendimentos recebidos na ficha “Rendimentos TributĂĄveis de Pessoa JurĂ­dica Recebidos Acumuladamente” o valor da ação, incluĂ­dos os juros e diminuĂ­do dos honorĂĄrios pagos ao advogado. Informe tambĂ©m a contribuição previdenciĂĄria descontada e o IMPOSTO DE RENDA Retido na Fonte. O valor pago ao advogado deve ser informado na ficha “Pagamentos Efetuados”, sob o cĂłdigo 61. À sua opção, pode ser feito o ajuste anual do rendimento ou declarĂĄ-lo como exclusivo na fonte, nĂŁo somando assim aos demais rendimentos. Simule as situaçÔes para escolher a melhor opção.

2. Pago pensĂŁo judicial para minha filha. Declaro ela como “Alimentando”, porĂ©m a guarda dela Ă© compartilhada e tenho diversas despesas, alĂ©m do pagamento da pensĂŁo. Pergunto posso declarĂĄ-la, alĂ©m de alimentada, como dependente tambĂ©m?

NĂŁo, o alimentando nĂŁo pode ser considerado dependente na declaração do alimentante. Entretanto, as despesas mĂ©dicas e com instrução de alimentandos, quando realizadas pelo alimentante em virtude de cumprimento de decisĂŁo judicial ou acordo homologado judicialmente, podem ser deduzidas a esses tĂ­tulos na determinação da base de cĂĄlculo do imposto na declaração do alimentante. Nesse caso informe tais despesas na ficha “Pagamentos Efetuados”.

3. Os gastos com dependente que se encontra internado em clínica de repouso podem ser deduzidos como despesas médicas?

As despesas de internação em clĂ­nica de repouso somente poderĂŁo ser deduzidas a tĂ­tulo de despesa mĂ©dica se o referido estabelecimento for qualificado como hospital pelo MinistĂ©rio da SaĂșde.

Portanto, o estabelecimento deverå informar essa condição ao contribuinte para que a despesa possa ser deduzida em sua declaração.

4. Tenho dois imĂłveis hĂĄ algum tempo. Nunca declarei e desejo começar a fazĂȘ-lo. Como devo proceder?

Se vocĂȘ estava obrigado Ă  apresentação da declaração, retifique as declaraçÔes dos Ășltimos cinco exercĂ­cios, e inclua os imĂłveis nĂŁo declarados e os respectivos custos de aquisição.

5. Quem vive em União Eståvel desde 2008 pode declarar o companheiro sem renda como dependente mesmo que ele possua patrimÎnio consideråvel? Como declarar o patrimÎnio dele, se é anterior ao relacionamento?

Como vocĂȘ vive com o seu companheiro hĂĄ mais de 5 anos vocĂȘ pode incluĂ­-lo como dependente na sua declaração. O patrimĂŽnio deve ser informado na ficha “Bens e Direitos”.

Fonte: Jornal ContĂĄbil

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

COMO DECLARAR UM CONSORCIO CONTEMPLADO NO IRPF

Como declarar um consĂłrcio contemplado no IRPF: Guia completo

O perĂ­odo de declaração do Imposto de Renda estĂĄ novamente entre nĂłs, trazendo dĂșvidas e preocupaçÔes para milhĂ”es de brasileiros. Em 2024, com os novos limites de declaração e a participação crescente em consĂłrcios, Ă© essencial entender como declarar corretamente

Como Contratar um Contador Especializado para Imposto de Renda

Como Contratar um Contador Especializado para Imposto de Renda

Quando se trata de imposto de renda, contratar um contador especializado pode fazer toda a diferença. Mas com tantos contadores no mercado, como escolher o mais adequado para suas necessidades específicas? Não precisa procurar mais, pois temos tudo o que

Como Declarar PensĂŁo AlimentĂ­cia Recebida no IR2024

Como Declarar PensĂŁo AlimentĂ­cia Recebida no IR 2024: Guia Completo

A legislação tributåria brasileira sofreu importantes alteraçÔes no tratamento da pensão alimentícia, especialmente a partir do fim de 2022. Para os contribuintes, entender como declarar pensão alimentícia recebida tornou-se fundamental para a adequada prestação de contas ao Fisco. Este guia

como declarar herança no Imposto de renda

Como Declarar Herança e Espólio no Imposto de Renda 2024

O recebimento de uma herança pode ser um momento repleto de emoçÔes contrastantes, abrangendo desde a dor da perda até a gratidão pelo legado deixado. No entanto, além das questÔes emocionais, hå um aspecto pråtico e obrigatório que não pode

Recomendado sĂł para vocĂȘ
Acordos estĂŁo previstos em MP editada pelo governo em razĂŁo…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top