Ícone do site Conexão Contábil

CPF bloqueado: saiba como resolver esse problema!

Cpf Bloqueado Por Nao Declarar Ir Veja O Que Fazer Blog - Conexão Contábil

Descubra como resolver o problema do CPF bloqueado por não declarar IR

Aprenda a resolver o problema do CPF bloqueado por não declarar IR

A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação fiscal que deve ser entregue todos os anos à Receita Federal por pessoas físicas e por pessoas jurídicas residentes no Brasil.

Por se tratar de uma obrigação, não realizar a sua declaração implicará em várias punições por parte da Receita Federal, como o pagamento de multas e o bloqueio do CPF.

Ter o CPF bloqueado acarreta vários problemas para o contribuinte, por isso é importante entender o que fazer nessas situações para poder resolver essa pendência o quanto antes. 

Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. 

Acompanhe!

Por que o CPF é bloqueado quando o contribuinte não declara o IR?

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que o termo “bloqueado” é como essa pendência é chamada popularmente; o termo oficial da pendência com o CPF pela falta de declaração é “CPF pendente de regularização”.

Dessa forma, como já foi falado na introdução, a declaração do Imposto de Renda é uma obrigação fiscal, por isso deve ser declarada, sem falta, todos os anos por quem é obrigado a declarar. Dessa maneira, caso o contribuinte não cumpra a sua obrigação, ficará com pendências com o governo, e o bloqueio do CPF é resultado dessas pendências.

Mas como saber quem deve declarar o IR? De acordo com a Instrução Normativa RFB nº 2065, deve realizar a declaração do IRPF 2022, a pessoa física que em 2021:

A fim de verificar os critérios na íntegra, basta acessar a referida Instrução Normativa.

Desse modo, caso você seja obrigado a declarar o IR e não realize a declaração, poderá ter o seu CPF bloqueado.

Veja também:

Quando o CPF é bloqueado por não declarar o IR, o que acontece?

Ter o CPF bloqueado acarreta vários problemas para o contribuinte, como:

Para saber mais sobre as consequências de ter o CPF bloqueado, acesse o link abaixo:

Você não deseja passar por isso, não é mesmo? Mas, caso já tenha acontecido, nós vamos te ensinar a resolver esse problema. Confira a seguir!

O que fazer quando o CPF está bloqueado por não declarar IR?

Para regularizar o CPF bloqueado por não declarar o IR, será necessário realizar a declaração do Imposto de Renda dos anos que estão pendentes. A regularização das declarações do IR dos últimos 5 anos pode ser realizada pela internet, através do programa gerador de Imposto de Renda correspondente ao ano que o contribuinte deseja declarar. Para saber o ano da declaração que está pendente, você pode acessar o portal e-CAC

Além disso, você deverá pagar as multas e juros devidos dos débitos em aberto, por meio da emissão do DARF atualizado.

A fim de que todo esse processo seja feito corretamente e você tenha o seu CPF regularizado o mais rápido possível, é imprescindível que você conte com o auxílio de um profissional contábil.

Conte com a Conexão Contábil!

Seja para enviar as declarações dos anos anteriores para realizar a regularização do seu CPF, seja para realizar a declaração do Imposto de Renda de 2022 com o objetivo de evitar problemas com a Receita Federal, como ter o CPF bloqueado, a Conexão Contábil pode ajudar você!

Nós estamos no mercado há 14 anos trazendo soluções assertivas para que cada um dos nossos clientes se mantenha em conformidade legal e para que mantenha uma saúde financeira positiva.

Somos especialistas em Imposto de Renda e vamos cuidar de todo o processo burocrático para você. Conosco, você terá a garantia de que estará em conformidade com a lei e, portanto, longe de problemas com a Receita Federal.

Então, entre em contato conosco e declare seu IR agora mesmo!

DECLARE SEU IR AGORA MESMO E TENHA O SEU CPF REGULARIZADO!

5/5 - (1 vote)
Summary
Article Name
CPF bloqueado: saiba como resolver esse problema!
Description
Descubra como resolver o problema do CPF bloqueado por não declarar IR. Leia o nosso artigo e confira todas as informações.
Author
Publisher Name
Conexão Contábil
Publisher Logo
Sair da versão mobile