Saiba tudo o que você precisa sobre a malha fina!

Descubra O Que Fazer Se Cair Na Malha Fina Blog - Conexão Contábil

Compartilhe nas redes!

O guia de que você precisava sobre a malha fina

Entenda os motivos que levam à malha fina e o que fazer para sair dessa situação

A declaração do Imposto de Renda 2022 começou no dia 07 de março e seguirá até o dia 29 de abril. Você já começou a se preparar para cumprir a sua obrigação fiscal?

Essa obrigação é devida a pessoas físicas e a pessoas jurídicas residentes no Brasil e precisa ser entregue todos os anos. Nesse sentido, é preciso ficar atento ao preenchimento da declaração para que todos os dados sejam informados corretamente e sem omissões. 

Caso haja divergência de informações em sua declaração, ela ficará retida na malha fina, e você ficará exposto às punições da Receita Federal.

Você não quer isso, não é mesmo? Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber para evitar a malha fina e o que fazer caso você acabe caindo nela.

Acompanhe!

O que é a malha fina?

A malha fiscal, conhecida popularmente como malha fina, é uma análise detalhada da declaração do IR que apresentou divergência no momento do cruzamento de dados com informações declaradas por terceiros, como empresas, instituições financeiras, planos de saúde etc.

Isso acontece devido ao fato de que essas entidades também precisam prestar contas à Receita Federal. Dessa forma, caso você omita um rendimento que seja informado por uma dessas entidades, a sua declaração apresentará divergências na hora do cruzamento de informações. Nesse caso, ela ficará retida em malha fina. 

O que acontece quando a pessoa cai na malha fina?

Caso a sua declaração seja retida na malha fina, você ficará impedido de receber a restituição tributária (caso tenha direito). Além disso, poderá ficar exposto ao bloqueio do CPF, ao pagamento de multas e, caso seja comprovada a fraude fiscal, poderá, ainda, responder por crime de sonegação fiscal, o que acarretará o pagamento de multas e/ou a detenção com pena de seis meses a dois anos, podendo ser estendida.

O que fazer se cair na malha fina em 2022?

  • Identifique os motivos que levaram a sua declaração a cair na malha fina: os mais comuns são erros no preenchimento ou a falta de informe de algum rendimento;
  • Preencha e envie a declaração retificadora com as informações corrigidas;
  • Aguarde o comunicado oficial da Receita Federal;
  • Preste contas ou comprove seus rendimentos corretamente, com a apresentação dos documentos necessários.

Vale ressaltar que, caso você considere que as informações foram preenchidas corretamente e que a pendência pode ser resolvida com a apresentação de documentos, você pode realizar o envio desses documentos de forma digital através do portal e-CAC.

Os documentos serão analisados e, caso comprovem as informações declaradas, a sua declaração sairá da malha fina para seguir o processo normalmente.

Para saber mais, acesse os links abaixo:

Veja também:

Evite a malha fina com o suporte da Conexão Contábil!

A melhor forma de evitar a malha fina é contar com o auxílio de um profissional contábil para cuidar de todo o processo por você, como a reunião dos documentos devidos, o correto preenchimento das informações e a entrega dentro do prazo.

Sendo assim, não hesite em contar com o suporte de quem é especialista no assunto. Conte com a Conexão Contábil!

Somos especialistas em Imposto de Renda e vamos tornar todo o processo de declaração mais rápido, fácil e seguro. Conosco, você não cairá nas garras do leão da Receita Federal e não terá a sua declaração retida na malha fina.

Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo!

CLIQUE AQUI E SE PROTEJA DA MALHA FINA!

5/5 - (1 vote)
Summary
Saiba tudo o que você precisa sobre a malha fina!
Article Name
Saiba tudo o que você precisa sobre a malha fina!
Description
O guia de que você precisava sobre a malha fina. Leia o nosso artigo e confira todas as informações sobre a malha fina e como sair dela.
Author
Publisher Name
Conexão Contabil
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

COMO DECLARAR UM CONSORCIO CONTEMPLADO NO IRPF

Como declarar um consórcio contemplado no IRPF: Guia completo

O período de declaração do Imposto de Renda está novamente entre nós, trazendo dúvidas e preocupações para milhões de brasileiros. Em 2024, com os novos limites de declaração e a participação crescente em consórcios, é essencial entender como declarar corretamente

Como Declarar Pensão Alimentícia Recebida no IR2024

Como Declarar Pensão Alimentícia Recebida no IR 2024: Guia Completo

A legislação tributária brasileira sofreu importantes alterações no tratamento da pensão alimentícia, especialmente a partir do fim de 2022. Para os contribuintes, entender como declarar pensão alimentícia recebida tornou-se fundamental para a adequada prestação de contas ao Fisco. Este guia

como declarar herança no Imposto de renda

Como Declarar Herança e Espólio no Imposto de Renda 2024

O recebimento de uma herança pode ser um momento repleto de emoções contrastantes, abrangendo desde a dor da perda até a gratidão pelo legado deixado. No entanto, além das questões emocionais, há um aspecto prático e obrigatório que não pode

Recomendado só para você
Descubra agora qual é a multa por não declarar Imposto…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top