Otimize e venda mais pelo WhatsApp! Confira!

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Presente em 99% dos telefones do Brasil, o WhatsApp Ă© um canal cada vez mais utilizado pelas empresas para se comunicarem com seus clientes e otimizarem suas vendas

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Confira 5 dicas para vender mais e melhor pelo WhatsApp

Presente em 99% dos telefones do Brasil, o WhatsApp Ă© um canal cada vez mais utilizado pelas empresas para se comunicarem com seus clientes e otimizarem suas vendas

O WhatsApp Business Ă© uma ferramenta gratuita que funciona como um canal direto de comunicação entre pequenos negĂłcios ou empreendedores e seus clientes. Uma das suas principais funcionalidades Ă© responder automaticamente Ă s perguntas que surgem durante uma conversa, agilizando o atendimento e contribuindo para uma melhor experiĂȘncia. Devido ao potencial e Ă  relevĂąncia deste canal para facilitar a comunicação com clientes, Julio Zaguini, CEO no Brasil da Botmaker , plataforma conversacional que possibilita responder rĂĄpido e bem em todos os canais de comunicação digital, compartilha cinco dicas para aumentar as vendas diretas no WhatsApp:

1) Use um nĂșmero de telefone exclusivo: É importante reservar um nĂșmero exclusivo do WhatsApp Business para contato com clientes e que esse nĂșmero nĂŁo seja o mesmo usado para assuntos pessoais. No inĂ­cio, quando o negĂłcio estĂĄ começando, pode nĂŁo ser tĂŁo necessĂĄrio, mas, Ă  medida que as vendas aumentam, Ă© fundamental manter um espaço separado. Com uma conta especĂ­fica para o seu negĂłcio no WhatsApp Business, fica mais fĂĄcil criar o catĂĄlogo com seus produtos e serviços como um mostruĂĄrio virtual. AlĂ©m disso, tambĂ©m facilita para organizar, automatizar e responder Ă s mensagens que recebe.

2) Mantenha o catĂĄlogo atualizado: É importante adicionar o mĂĄximo de detalhes que puder neste espaço, como descrição do produto, link para a pĂĄgina de compra e preço. É fundamental que o preço anunciado no catĂĄlogo esteja atualizado, principalmente em paĂ­ses com variação alta de inflação, para que o cliente nĂŁo tenha uma experiĂȘncia desagradĂĄvel.

3) Segmente pĂșblicos: Pode ser mais simples enviar a mesma mensagem para toda a lista de contatos, porĂ©m Ă© importante interpretar as necessidades de cada potencial comprador e montar listas segmentadas de acordo com seus interesses ou o estĂĄgio do processo de compra em que se encontram. É importante identificar clientes regulares, potenciais ou esporĂĄdicos, por exemplo, e falar com cada um de forma especĂ­fica, principalmente para definir para onde direcionar cada tipo de oferta.

4) Crie um grupo de fidelidade: AlĂ©m de se comunicar com os clientes para oferecer promoçÔes ou participar de sorteios, o WhatsApp pode ser usado para compartilhar informaçÔes Ășteis sobre o segmento do seu negĂłcio, bem como conteĂșdos educativos sobre o produto ou serviço oferecido. Isto ajudarĂĄ a criar uma comunidade e a fidelizar seus clientes.

5) Divulgue o WhatsApp como um canal de vendas: É essencial que os clientes encontrem formas de se comunicar com a empresa. Quando alguĂ©m estĂĄ interessado em um produto ou serviço, Ă© importante ter um canal de comunicação imediata. Muitas vendas sĂŁo perdidas pela falta de respostas ou por nĂŁo terem um canal tĂŁo prĂłximo a seus consumidores. Por isso, inclua o nĂșmero WhatsApp Business nos seus anĂșncios, no Google Maps, na listagem de descrição do Google, nas pĂĄginas do Facebook ou Instagram, no site e em qualquer outro canal que utilize, assim como nos materiais impressos que usa, como cartĂŁo de visita ou folders.

AlĂ©m disso, se o fluxo de conversas for superior ao que uma pessoa pode gerenciar, Ă© importante integrar um chatbot com recursos avançados para automatizar as respostas. Neste caso, Ă© recomendĂĄvel ter uma conta de WhatsApp Business API, que permite conectar robĂŽs ou agentes humanos em simultĂąneo, criar um perfil de negĂłcios e listas de contatos, enviar mensagens de atendimento ao cliente em escala, obter uma conta verificada, desenvolver modelos para enviar notificaçÔes massivas e atĂ© medir resultados de negĂłcios. Segundo Zaguini, os bots multiplicam as oportunidades de interação e negĂłcios com automatização de tarefas, respondendo com rapidez e assertividade a dĂșvidas e consultas que podem gerar vendas no principal canal de mensagens para o mercado brasileiro.

Fonte: Jornal ContĂĄbil

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