Como elaborar uma carta de cobrança de forma amigável e efetiva

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4 dicas para elaborar uma carta de cobrança amigável

A carta de cobrança é uma ferramenta essencial para manter o caixa de sua empresa no azul. Saiba como elaborá-la!

A carta de cobrança é um dos elementos estratégicos mais importantes para uma empresa, pois ajuda a lidar com clientes inadimplentes de forma mais rápida sem a necessidade de tomar medidas mais drásticas.

Mas como elaborar uma carta de cobrança eficiente, amigável e que traga os resultados esperados de forma rápida?

No artigo de hoje, você vai conferir as nossas dicas de como elaborar sua carta de forma efetiva e amigável.

Confira!

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O que é a carta de cobrança?

A carta de cobrança pode ser entendida como um instrumento estratégico de gestão cujo objetivo é facilitar a cobrança de clientes inadimplentes, de valores em atraso.

Trata-se de uma medida extrajudicial, que comunica o cliente sobre o débito em aberto e determina um prazo para a sua quitação antes de recorrer a uma ação judicial.

Em outras palavras, trata-se de um comunicado formal e amigável que busca negociar os valores em aberto.

Vale ressaltar que é possível realizar esse comunicado através de diferentes canais, como e-mail, sms, WhatsApp, por telefone ou pelos correios. 

O modo de envio e o tipo de comunicação irão variar conforme o cliente e a dívida.

Qual a importância de utilizar a carta de cobrança?

A carta de cobrança, portanto, é fundamental para que seja possível manter o caixa da empresa no azul, as contas em ordem e o controle financeiro.

Afinal, uma boa gestão das contas a receber e das cobranças é fundamental para manter a saúde financeira das empresas, principalmente daquelas de pequeno porte que, regra geral, não apresentam uma grande reserva no caixa.

Porém, como fazer essa carta de forma amigável e assertiva? Veja a seguir!

Como elaborar uma carta de cobrança com modelo amigável?

  • Utilize o e-mail como primeiro contato

O e-mail facilita a resposta do cliente, tendo em vista que ele pode responder de forma rápida se pretende ou não realizar o pagamento no dia estipulado, ou se deseja negociar seus débitos.

A carta, por sua vez, é mais formal e recomendada para comunicar que a dívida foi protestada ou encaminhada para o setor jurídico da empresa. 

  • Cuidado com a apresentação da carta

Ao optar pela carta, é importante ter cuidado com a apresentação do envelope. Isso porque o assunto da dívida só pode constar de forma clara e detalhada no interior da correspondência.

Afinal, deixar que terceiros tomem conhecimento da situação desrespeita o Código de Defesa do Consumidor (CDC)

  • Cuidado com o tom da mensagem

A mensagem precisa ser direta, mas amigável e sem agressividade e ameaças. Caso contrário, você também pode desrespeitar o CDC, o que pode causar punições graves, como o pagamento de multas e detenção.

  • Lembre-se de informar todos os dados necessários para que o cliente possa efetuar o pagamento da dívida ou realizar a negociação

São dados essenciais:

  • Nome e endereço da empresa;
  • CPF ou CNPJ do cliente;
  • Mercadoria ou serviço utilizado;
  • Número do contrato;
  • Saldo da dívida;
  • Prazo de pagamento;
  • Contato para negociação;
  • Demais dados que você julgar necessário.

Conte com o suporte especializado da Conexão Contábil

A melhor forma de manter suas finanças saudáveis e o controle de suas contas a pagar e a receber e dos seus clientes inadimplentes é contando com o suporte de especialistas contábeis.

Com os nossos serviços contábeis, você poderá elaborar uma gestão de cobranças efetiva para utilizar estratégias efetivas para conseguir reduzir as inadimplências e melhorar o seu fluxo de caixa.

Entre em contato agora mesmo para que possamos conversar sobre a melhor forma de ajudar você.

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4 dicas para elaborar uma carta de cobrança amigável. Confira agora mesmo mais informações sobre o assunto em nosso artigo.
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