5 cuidados com o direito do consumidor em seu e-commerce

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Direito do consumidor no e-commerce: 6 cuidados que você deve ter

Conheça os cuidados que você precisa seguir para garantir o cumprimento do direito do consumidor

O comércio eletrônico, ou e-commerce, é uma das principais formas de venda nos dias atuais. Com a popularização da internet, cada vez mais pessoas têm acesso a produtos e serviços de todo o mundo sem precisar sair de casa.

No entanto, nem todos os consumidores estão cientes dos seus direitos quando compram online. Muitas lojas virtuais não oferecem o mesmo nível de proteção que as lojas físicas, deixando os consumidores vulneráveis a problemas como produtos defeituosos, atrasos na entrega e cobranças indevidas.

Por esse motivo, é necessário que as lojas virtuais estejam atentas aos diretios do consumidor. No artigo de hoje, vamos apresentar os cuidados com que o seu e-commerce precisa ter.

Acompanhe!

Quais são os direitos do consumidor no e-commerce?

Além das diretrizes do Código de Defesa do Consumidor, outras normas também protegem o consumidor das transações digitais, como

Lei do e-commerce: criada em 2013, apresenta a regulamentação específica para as vendas online;

Decreto 10.271: criado em 2020, estabelece as obrigações que devem ser seguidas em relação à informação que o vendedor e as lojas precisam prestar ao consumidor.

LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados. 

Desse modo, podemos destacar 4 direitos principais do consumidor que devem ser atendidos pelo e-commerce conforme as leis. São eles:

  • Clareza, fácil acesso e disponibilidade de informações;
  • Suporte de acesso fácil e imediato ao cliente;
  • Ter o seu direito de arrependimento respeitado; e
  • Proteção contra publicidade enganosa.

Para saber mais sobre esses direitos, acesse o link abaixo:

Vale ressaltar que o descumprimento desses direitos implica algumas punições, como o pagamento de multas, a apreensão do produto etc. 

Desse modo, é fundamental conhecer e entender os cuidados que o seu comércio eletrônico precisa ter para cumprir esses direitos. Veja a seguir!

Veja também:

Quais são os cuidados que o seu e-commerce deve ter com o direito do consumidor?

São muitos os cuidados que você, dono de e-commerce, deve ter com os direitos do consumidor. Dentre os principais, podemos citar:

  1. Conheça os direitos do consumidor: o primeiro passo para garantir que os direitos do consumidor sejam respeitados é conhecê-los.
  2. Preze a transparência: as informações sobre o seu negócio, como nome, endereço e CNPJ, devem estar apresentadas de forma clara, objetiva e fácil de serem localizadas. A mesma recomendação se dá para os dados sobre o produto, preço e as possíveis taxas.
  3. Preze pela segurança e preservação dos dados do seus clientes: assim, você garante a segurança dos seus clientes e se protege das punições da LGPD.
  4. Mantenha seus canais de comunicação atualizados e eficientes: assim você garante o suporte devido e imediato aos clientes, evitando problemas de comunicação e incidentes. 
  5. Treine seus funcionários: não é só você que precisa conhecer os direitos do consumidor, os seus funcionários também. Desse modo, você garante que eles não cometam erros os quais possam desrespeitar esses direitos.
  6. Tenha um bom pós-venda: você realizou a venda e isso é ótimo, mas oferecer um bom suporte ao cliente após a venda é melhor ainda. Isso permite sanar qualquer dúvida ou problema que o cliente possa vir a ter, além de  aumentar consideravelmente a chance que ele retorne para comprar de você.

Conte com o suporte especializado da Conexão Contábil!

Nós, da Conexão Contábil, somos uma empresa de contabilidade especializada em e-commerce com mais de 14 anos de experiência no mercado contábil, fiscal, de departamento pessoal e legalização de empresas.

Desse modo, temos o conhecimento, a experiência e a expertise de que você precisa para garantir não só a conformidade legal de seu e-commerce, como também a organização e a saúde financeira.

Conosco, você terá o suporte ideal para garantir o cumprimento do direito do consumidor.

Então, não hesite em nos enviar uma mensagem hoje mesmo. Aguardamos o seu contato!

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Direito do consumidor no e-commerce: 6 cuidados que você deve ter. Confira mais informações no nosso artigo!
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