Como reduzir a inadimplência? Descubra agora

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5 dicas para reduzir a inadimplência sem perder clientes

 A redução das inadimplências é uma questão importante para qualquer negócio. Aqui estão dicas infalíveis para fazer isso sem perder o bom relacionamento com os clientes, o que também ajudará a evitar prejudicar a imagem da empresa 

É crucial para uma empresa que requer pagamentos regulares procurar formas de reduzir os inadimplentes. Como o não pagamento na data correta prejudica a estratégia financeira do negócio, as empresas devem procurar formas para reduzir as taxas de inadimplência. 

E se o gerente não tivesse controle ou garantia de sua receita a cada mês? Ele seria incapaz de fazer previsões orçamentárias ou orientar sua tomada de decisão com relação ao futuro da empresa. 

Com isso em mente, reunimos estas cinco dicas sobre como diminuir a inadimplência em seu negócio. 

E aí, gostou do tema do artigo? Então confira também:

Como reduzir a inadimplência?

A seguir, algumas dicas específicas, todas elas enfatizando a importância de poder reduzir a inadimplência sem deixar de se comunicar educadamente com os consumidores.

 1. Saiba negociar com seus clientes

Estar aberto a negociações é uma estratégia para diminuir as inadimplências. Nem sempre quando um cliente não honra as suas dívidas é sinal que ele é um mau pagador. Às vezes, isso acontece porque o negócio não vai bem e o cliente tem dificuldades para honrar seus compromissos.

Em outros casos, o problema da inadimplência está relacionado ao fato de que as pessoas têm dificuldades para pagar à vista o valor do débito. Nesse caso, oferecer condições de pagamento flexíveis – como parcelamento em até X meses – pode ser uma solução para esse problema.

 2. Crie uma política de cobrança clara

A empresa deve descrever as medidas a serem tomadas no caso de não pagamento da mesma forma que cobram de seus clientes. Se os seus clientes não tiverem certeza do que esperar quando fazem uma compra com você, é natural que fiquem mais propensos a atrasar o pagamento (ou mesmo a não pagarem). Portanto, estabeleça regras claras desde o início e faça com que elas sejam conhecidas por todos os envolvidos.

É necessário mapear todos os procedimentos de cobrança dos clientes para realizar isto. Você pode enviar e-mails, mensagens SMS ou mensagens telefônicas para notificar os clientes antes e depois da data de vencimento. Você pode personalizar o processo para cada grupo de clientes, com base em seu comportamento. Aqueles que estão atrasados pela primeira vez podem receber uma mensagem diferente daqueles que estão atrasados a cada mês, por exemplo. 

   3. Ofereça diversas formas de pagamento

Ter uma gama de opções de pagamento não apenas aumenta o número de clientes que você atrai, mas também diminui a inadimplência. Este é um exemplo de uma estratégia preventiva que sua empresa pode adotar. Os clientes que aceitam serviços de assinatura, por exemplo, podem preferir pagar com cartão de crédito em uma base recorrente, o que ajuda a evitar o esquecimento, além de ser mais comum com o boleto bancário. O débito automático também é benéfico a este respeito, pois não requer o envolvimento do consumidor. 

 4. Ofereça benefícios aos pagantes 

Os consumidores apreciam receber um desconto ao pagar uma conta. Você pode induzir os clientes a pagar a tempo, oferecendo-lhes incentivos como descontos, pontos de bônus que podem ser usados para resgatar recompensas ou pontos acumulados que eles podem ganhar. Considere seu público e tenha uma idéia que os atraia. Os clientes farão um esforço para pagar suas contas em tempo hábil se a recompensa for atraente. 

5. Cultive e mantenha sempre o bom relacionamento

Manter um bom relacionamento com os seus clientes também pode ser uma forma de prevenir a inadimplência. Isso porque as pessoas tendem a ser mais flexíveis e dispostas a negociar quando existe um bom clima entre as partes envolvidas. Portanto, invista em um bom atendimento e em estratégias para manter os seus clientes satisfeitos.

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5 dicas para reduzir a inadimplência sem perder clientes. Acesse nosso blog e saiba como fazer sem perder o bom relacionamento com o cliente.
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