Otimize e venda mais pelo WhatsApp! Confira!

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Presente em 99% dos telefones do Brasil, o WhatsApp é um canal cada vez mais utilizado pelas empresas para se comunicarem com seus clientes e otimizarem suas vendas

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Confira 5 dicas para vender mais e melhor pelo WhatsApp

Presente em 99% dos telefones do Brasil, o WhatsApp é um canal cada vez mais utilizado pelas empresas para se comunicarem com seus clientes e otimizarem suas vendas

O WhatsApp Business é uma ferramenta gratuita que funciona como um canal direto de comunicação entre pequenos negócios ou empreendedores e seus clientes. Uma das suas principais funcionalidades é responder automaticamente às perguntas que surgem durante uma conversa, agilizando o atendimento e contribuindo para uma melhor experiência. Devido ao potencial e à relevância deste canal para facilitar a comunicação com clientes, Julio Zaguini, CEO no Brasil da Botmaker , plataforma conversacional que possibilita responder rápido e bem em todos os canais de comunicação digital, compartilha cinco dicas para aumentar as vendas diretas no WhatsApp:

1) Use um número de telefone exclusivo: É importante reservar um número exclusivo do WhatsApp Business para contato com clientes e que esse número não seja o mesmo usado para assuntos pessoais. No início, quando o negócio está começando, pode não ser tão necessário, mas, à medida que as vendas aumentam, é fundamental manter um espaço separado. Com uma conta específica para o seu negócio no WhatsApp Business, fica mais fácil criar o catálogo com seus produtos e serviços como um mostruário virtual. Além disso, também facilita para organizar, automatizar e responder às mensagens que recebe.

2) Mantenha o catálogo atualizado: É importante adicionar o máximo de detalhes que puder neste espaço, como descrição do produto, link para a página de compra e preço. É fundamental que o preço anunciado no catálogo esteja atualizado, principalmente em países com variação alta de inflação, para que o cliente não tenha uma experiência desagradável.

3) Segmente públicos: Pode ser mais simples enviar a mesma mensagem para toda a lista de contatos, porém é importante interpretar as necessidades de cada potencial comprador e montar listas segmentadas de acordo com seus interesses ou o estágio do processo de compra em que se encontram. É importante identificar clientes regulares, potenciais ou esporádicos, por exemplo, e falar com cada um de forma específica, principalmente para definir para onde direcionar cada tipo de oferta.

4) Crie um grupo de fidelidade: Além de se comunicar com os clientes para oferecer promoções ou participar de sorteios, o WhatsApp pode ser usado para compartilhar informações úteis sobre o segmento do seu negócio, bem como conteúdos educativos sobre o produto ou serviço oferecido. Isto ajudará a criar uma comunidade e a fidelizar seus clientes.

5) Divulgue o WhatsApp como um canal de vendas: É essencial que os clientes encontrem formas de se comunicar com a empresa. Quando alguém está interessado em um produto ou serviço, é importante ter um canal de comunicação imediata. Muitas vendas são perdidas pela falta de respostas ou por não terem um canal tão próximo a seus consumidores. Por isso, inclua o número WhatsApp Business nos seus anúncios, no Google Maps, na listagem de descrição do Google, nas páginas do Facebook ou Instagram, no site e em qualquer outro canal que utilize, assim como nos materiais impressos que usa, como cartão de visita ou folders.

Além disso, se o fluxo de conversas for superior ao que uma pessoa pode gerenciar, é importante integrar um chatbot com recursos avançados para automatizar as respostas. Neste caso, é recomendável ter uma conta de WhatsApp Business API, que permite conectar robôs ou agentes humanos em simultâneo, criar um perfil de negócios e listas de contatos, enviar mensagens de atendimento ao cliente em escala, obter uma conta verificada, desenvolver modelos para enviar notificações massivas e até medir resultados de negócios. Segundo Zaguini, os bots multiplicam as oportunidades de interação e negócios com automatização de tarefas, respondendo com rapidez e assertividade a dúvidas e consultas que podem gerar vendas no principal canal de mensagens para o mercado brasileiro.

Fonte: Jornal Contábil

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