Prazo de entrega do imposto de renda: evite multas

Nao Passe Do Prazo Para Entrega De Imposto De Renda E Evite Multas Blog - Conexão Contábil

Compartilhe nas redes!

Evite multas por ultrapassar o prazo de entrega de seu IR

O prazo para entrega do imposto de renda é até às 23h59 do dia 30 de abril, no entanto, fique atento e não deixe de realizar o envio de sua declaração

A multa por não declarar o imposto de renda é estabelecida em 75℅ em cima da quantia do imposto devido. 

Ela é capaz de ser duplicada para 150% caso seja confirmado fraude ou tentativa de sonegação de dados.

As punições por ceder a declaração de imposto de renda são graves e altas. Dessa forma, fique atento ao prazo para entrega de imposto de renda, mesmo tardio.

Isso porque a punição, nesta situação, é restrita apenas ao valor da multa.

Sendo assim, abordaremos nos seguintes tópicos diversas informações referentes ao prazo de entrega do imposto de renda para que você evite maiores transtornos.

Qual o valor a pagar após o prazo para a entrega do imposto de renda? 

Se o contribuinte passa do prazo para entrega do imposto de renda, o custo de impostos devido pode se estender em 20%.

Além disso, também há acréscimos de juros, baseado na taxa Selic para cada mês atrasado. Mas, a quantia de multa pode ser acrescentada em R$165,74. 

Logo que emitir a declaração em atraso, o contribuinte receberá uma intimação de lançamento da multa, que poderá ser impressa por meio do programa de envio do IR.

O declarante deve imprimir em ordem:

  • Quitação do envio da declaração;
  • Intimação de lançamento de multa;
  • O DARF relacionado a quantia da multa a ser pago.

Veja também:

Depois do prazo para entrega de imposto de renda, como calcular a multa? 

Como foi visto anteriormente, a quantia da multa é tributada em cima do imposto devido “a pagar”, sendo assim o erro pode ocorrer quando o declarante mistura o valor do “imposto a pagar” com o “imposto devido”.

Compreenda que “imposto devido” é a quantia medida pelo programa do Imposto de Renda, tendo origem nos rendimentos tributáveis e as informações dedutíveis que foram capturadas na declaração.

Por sua vez, o “imposto a pagar” equivale à diferença entre imposto devido e a quantia que foi efetuada durante o ano, que é, normalmente, abatido na folha de pagamento do contribuinte ou no Carnê-Leão.

É bom lembrar que o programa de IR envia o DARF de atraso com a contagem já feita, embasado nas informações do contribuinte.

Finalmente, é válido ressaltar que caso o contribuinte passe do prazo de entrega de imposto de renda a ser pago, o programa de IR vai produzir um DARF específico destinado ao atraso do imposto a ser pago.

Dessa forma, serão duas multas, uma por envio do atraso da declaração e a outra pelo atraso no cobrança do imposto a ser pago.

Evite passar do prazo de entrega do imposto de renda com um serviço contabilidade eficiente!

Agora que você já sabe qual o prazo para a entrega do imposto de renda, qual o valor a ser pago e como a multa é calculada, nós temos uma dica: prevenir é melhor que remediar!

Por isso, esteja sempre com a contabilidade da sua empresa em dia. Uma ótima maneira de fazer isso é contratar um serviço de contabilidade especialista em IRPJ.

Nós, da Conexão Contábil, podemos te ajudar com isso!

Contamos com profissionais qualificados e experientes neste ramo que podem te orientar como todo o processo,  evitando que você passe do prazo de entrega do imposto de renda.

Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

Estamos aguardando por você!

Contratar um profissional para me auxiliar a declarar meu IR!

5/5 - (1 vote)
Summary
Prazo de entrega de imposto de renda: evite multas
Article Name
Prazo de entrega de imposto de renda: evite multas
Description
Evite multas por ultrapassar o prazo de entrega de seu Imposto de Renda. Leia nosso artigo e fique por dentro das datas para não pagar multas.
Author
Publisher Name
Conexão Contábil
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

COMO DECLARAR UM CONSORCIO CONTEMPLADO NO IRPF

Como declarar um consórcio contemplado no IRPF: Guia completo

O período de declaração do Imposto de Renda está novamente entre nós, trazendo dúvidas e preocupações para milhões de brasileiros. Em 2024, com os novos limites de declaração e a participação crescente em consórcios, é essencial entender como declarar corretamente

Como Declarar Pensão Alimentícia Recebida no IR2024

Como Declarar Pensão Alimentícia Recebida no IR 2024: Guia Completo

A legislação tributária brasileira sofreu importantes alterações no tratamento da pensão alimentícia, especialmente a partir do fim de 2022. Para os contribuintes, entender como declarar pensão alimentícia recebida tornou-se fundamental para a adequada prestação de contas ao Fisco. Este guia

como declarar herança no Imposto de renda

Como Declarar Herança e Espólio no Imposto de Renda 2024

O recebimento de uma herança pode ser um momento repleto de emoções contrastantes, abrangendo desde a dor da perda até a gratidão pelo legado deixado. No entanto, além das questões emocionais, há um aspecto prático e obrigatório que não pode

Recomendado só para você
Carnê Leão: o que é, como funciona, como preencher, prazos…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top