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A precificação de produtos é decisiva para aumentar os lucros.
Saber fazer uma adequada precificação de produtos aumenta os lucros do seu e-commerce. Leia o nosso artigo para saber mais.
Ao abrir uma loja online, uma das principais dúvidas é em relação à precificação de produtos. Essa é uma etapa que requer muita atenção, e pode ser decisiva para o sucesso.
Muitos fatores estão envolvidos nesse processo. Ele não consiste somente em atribuir preços baseados no valor investido em cada produto, e está relacionado a diversas variáveis.
Para precificar corretamente, é necessário fazer cálculos baseados em fatores internos e externos. Por isso, o empreendedor deve ter conhecimento acerca do tema.
Existem métodos e estratégias que podem ser adotados. E eles devem ser utilizados constantemente para o crescimento da lucratividade.
Trazemos aqui um guia completo, contendo tudo o que você precisa saber para efetuar a precificação de produtos em seu e-commerce.
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O que é precificação de produtos?
A precificação de produtos consiste no ato de atribuir valor de venda às suas mercadorias. Isto é, determinar quanto o consumidor deve pagar para obtê-las.
Mas esse conceito não é tão simples. Na realidade, ele diz respeito a toda uma estratégia relacionada a cada modelo de negócio.
Além disso, estão contempladas diversas variáveis nesse processo. Trataremos sobre elas a seguir.
Quais fatores devem ser considerados para a precificação de produtos?
Alguns fatores devem ser levados em consideração na etapa de precificação de produtos. Citamos, por exemplo:
- despesas fixas;
- preços praticados pela concorrência;
- projeção de lucro desejada;
- valor agregado ao produto, ou seja, aquele que é gerado pelo seu diferencial;
- custos atrelados à mercadoria;
- público-alvo.
Quais os tipos de precificação de produtos mais usados no e-commerce?
Ao longo do tempo, foram desenvolvidos métodos que funcionam como estratégias para a precificação de produtos. Vejamos os mais utilizados no ramo das lojas virtuais:
- margem de contribuição: um dos mais recomendados consiste em calcular a diferença entre o faturamento e os custos de operação para verificar a margem de lucro. Assim, é possível criar um planejamento;
- markup: uma das técnicas mais efetivas e utilizadas diz respeito à análise de custos referentes à produção, distribuição, divulgação e venda de um produto. A junção desses dados com a margem de lucro desejada resultará no preço final;
- preço com base na concorrência: estudar as estratégias de vendas de outros lojistas é interessante e promove a competitividade, porém deve ser utilizado em conjunto com algum dos métodos anteriores.
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Como fazer a precificação de produtos?
O mais importante no momento de precificar é ficar atento a tudo que está envolvido na cadeia produtiva. Também é essencial ter conhecimento amplo sobre seu nicho de mercado.
Algumas dicas para a precificação de produtos são:
- considere o custo do produto juntamente com as despesas adjacentes, tais como frete, embalagem e logística;
- estude bem o público-alvo do seu negócio. Defina valores baseado, também, em seu poder aquisitivo;
- tenha sempre um diferencial. Qual a experiência que o seu produto proporciona? Por que o cliente deve pagar por ele?
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Os desafios enfrentados ao iniciar um negócio, presencial ou online, são inúmeros. Antes de começar a ter lucros, o empreendedor deve fazer investimentos e arcar com altas despesas.
Para ter sucesso, é preciso conhecer bem as particularidades de cada mercado. Assim, será possível traçar estratégias efetivas com a finalidade de atingir objetivos.
A precificação de produtos é, sem dúvidas, uma das etapas mais importantes na abertura de um e-commerce. Ela é um fator decisivo para a rentabilidade do negócio.
Entretanto, nem todos estão familiarizados com a forma correta de fazê-la. Por isso, a Conexão Contábil está aqui para ajudar!
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